PUBLICIDADE
Quinta-feira, 18 de maio de 2017 às 15:03 em Boa Vista do Buricá
“Do lixo ao luxo: Consumismo ou necessidade??”

O projeto “Do lixo ao luxo: Consumismo ou necessidade??” surgiu da necessidade de refletirmos sobre o consumismo e o excesso de lixo que produzimos diariamente. O lixo passou a ser uma preocupação global por trazer graves danos ao homem e à Natureza. Sendo o resultado de uma sociedade materialista incentivada constantemente pelo consumismo.

Tudo o que é produzido emprega recursos da natureza e gera impactos ao meio ambiente.  Ao serem descartados, esses resíduos aumentam o lixo, que dificilmente recebe uma destinação correta ou tratamento adequado.

Através do estudo sobre arte contemporânea a arte ambiental através do estudo do artista Peri Pane que em seu trabalho ecológico, ele criou o “Homem Refluxo”, que traz uma reflexão sobre a quantidade de lixo que produzimos. Durante uma semana o artista guardou em um traje de plástico todo o lixo produzido por ele. Essa performance ganhou reconhecimento internacional. Depois de diversas ações e reflexões sobre o lixo que nós produzimos, através do consumo principalmente de produtos prontos, assistimos o documentário LIXO EXTRAORDINÁRIO do artista Vik Muniz.

No documentário “Lixo Extraordinário” o artista retrata o seu envolvimento com catadores do lixão de Jardim Gramacho  – RJ.  Vik realiza obras de arte com ajuda dos catadores, utilizando os materiais encontrados no lixão para formar imagens incríveis dos trabalhadores locais, transformando suas vidas. Além da criatividade e beleza das obras, o documentário apresenta a realidade de pessoas que vivem em condições críticas de pobreza e saneamento, e também no problema ambiental da disposição de resíduos sólidos.

 Fizemos então a pergunta: E se você vestisse tudo o que produz de lixo? 

Os alunos do Ens. Fundamental e Médio da Escola Barão do Rio Branco e 3 semestre de Design de Moda da Setrem utilizam material  como lixo eletrônico e embalagens de produtos industrializados que consumimos diariamente.

A apresentação do projeto com desfile de figurinos será dia 23 de maio de 2017 as 20 horas, no Ginásio de esportes da escola Barão do Rio Branco.

Fotos: divulgação

Por Profe.Leoni Rosane Ritter

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Agronegócio
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Super Ofertas. Aproveite!
PUBLICIDADE